Pesquisar este blog

domingo, 27 de julho de 2025

Resenha Show Edu Falaschi 12.07.2025

 Procurando Adeptos do Templo das Sombras em Joinville!!!


    Encerrando show no Noturnall, fazem então a nova passagem de som para arrumar os equipamentos para banda de Edu Falaschi.
    E como de costume vamos aos recados paroquiais...

    A formação da banda em questão é a seguinte:

Edu Falaschi - vocal
Raphael Dafras - baixo
Diogo Mafra - guitarra
Fábio Laguna - teclado
Victor Franco - guitarra
Jean Gardinalli - bateria


    Dentre suas turnês encontrei o seguinte:

2018 - Tour: Rebirth of Shadows Tour
2019 - Tour: Temple of Shadows In Concert
2020 - Tour: Moonlight Celebration
2023 - Tour: Vera Cruz
2023 - Tour: Moonlight Acoustic
2023 - Tour: Metal Classics
2024 - Tour: Eldorado
2024 - Tour: DVD Rebirth Live in São Paulo Revisited 20th Anniversary
2025 - Tour: Temple of Shadows In Concert

    Não conto aqui, as quais foram feitas com a banda Angra.
E shows avulsos aconteceram nos seguintes anos:

2005, 2007, 2010, 2011, 2013 a 2017, 2020, 2022 a 2024

    De todos lembro de ter visto ele duas vezes nesta turnê em questão.
    Sem mais delongas... sigamos para o que interessa...
    O show se inicia com som mecânico e luzes apagadas; com a primeira faixa do Temple of Shadows (Templo das Sombras) de 2004 que aqui será tocado na íntegra. O que significa que as próximas 11 faixas seguintes, serão provenientes deste mesmo álbum, e serão tocadas na mesma sequência que nele foi registrada.
Fiquem então com  Deus Le Volt! (Deus Deseja!).
    "Deus vult" é uma expressão em latim que significa "Deus quer" ou "Deus deseja". É mais conhecida por ser o grito de guerra dos cruzados durante as Cruzadas medievais, expressando a crença de que Deus desejava a conquista da Terra Santa pelos cristãos. Recentemente, a frase tem sido utilizada por grupos de extrema-direita e nacionalistas, o que gerou controvérsia e associação com ideias de intolerância e violência. 
    Ela é uma faixa instrumental.
    Durante esta faixa, nossos meninos já vão adentrando e tomando seus postos, menos nosso menino maravilha.
    Eles já dão continuidade para a faixa seguinte, a qual é Spread Your Fire (Espalhe Seu Fogo). Esta conta a historia de um rabino judeu que não entendeu porque foi escolhido por Deus para trazer a luz, no entendo, este entrega um livro em branco aos cruzadores e diz: "espalhem seu fogo, queimem os templos!" No caso aqui estaríamos falando de Lúcifer, que em latim significa estrela! A música em sua letra também trás umas partes em latim, muito interessante!
    Vale lembrar aqui também que este é um álbum conceitual, pra quem não sabe, trata de um álbum que conta uma única história, todas as suas faixas são dedicadas a mesma.
    Eis que chega sua hora de cantar, pois bem, é a hora em que ele adentra aos palcos!!! Pontualidade inglesa é a expressão!!
    Durante esta, nosso menino Franco já chega perto de Mafra paga que possam tocar um pouquinho juntos, nada mais justo!
    Diogo dá então um giro de 720 graus, se fosse no Tony Hawk's Pro Skater ele já começaria com uma pontuação absurda!!! HUAUUHUAAUUAUAUAAUUA
    E repete o mesmo maos adiante, é muito ponto pra minha cabeça! AHAUAUAAUHAUHUA
    Ao fim desta, Edu diz obrigado!!!
    Seguimos com Angels and Demons (Anjos e Demônios). Essa faixa fala que foi Satanás quem trouxe o perdão aos homens, na ausência de deus, no amor ateu e na gnose, e que cada decisão que tomamos, é tomada por nosso próprio julgamento, e nada mais. Diz ainda que não existe juízo final, que tudo está na nossa mente, contudo são anjos e demônios que nos confundem e mentem para nós.
    Aqui o público levantou de suas cadeiras, o qual até então estava sentado, e começou a colar no palco aos poucos, até o fim desta estava boa parte de pé na frente do mesmo.
    Ao fim, Falaschi agradece novamente. O público entoa Edu, Edu, Edu, Edu!!!
    Ele vem e apenas fala Waiting Silence (Esperando em Silêncio).
    Fala de um homem que recebe na vida tudo o que ele poderia desejar, contudo, junto com tudo isto, ele recebe o dom, ou a condenação, de ter visões sobre coisas que aconteceram, e agora?! Ele compartilha isso com a humanidade, ou apenas permanece esperando em silêncio?!
    Edu então aponta pro público e fala "eu quero ver, sai do chão!!!"
    E o público o faz prontamente!!! 
    Aqui Victor toca "sozinho" para o público, enquanto  Raphael e Diogo vão tocar com Jean.
    Edu novamente agradece ao findar, e o público bate palmas e novamente entoa Edu, Edu, Edu, Edu!!!
    E não sendo o bastante... Victor, Victor, Victor, Victor!!!!
    Para a próxima faixa Falaschi pega o violão, dá uma afinada e diz "galera de     Joinville como é que vocês estão?! Tudo bem!!???"
    Pergunta então a Fábio a quanto tempo tocaram aqui? ele diz que em torno de duas décadas. Então um fã grita, "2005!!!"
    E Edu diz, porque que a gente foi mais pra Alemanha do que Joinville???!!!
    Diz que não faz sentido nenhum, e que espera poder voltar mais vezes, mas muito obrigado a vocês que vieram, a gente tá comemorando os 20 anos do Temple of Shadows. Fala que tinha uma galera que certamente não estava lá, pois não tinha nascido ainda no ano em que a gente lançou o disco que é de 2004.     Então é muito legal ver que a gente transcendeu uma geração, que está acumulando com a galera como eu mais velha, velha!?, de idade, e essa galera mais nova. A gente tá celebrando com eu falei 20 anos do Temple of Shadows então a gente vai tocar pra vocês uma música que quando eu compus eu tinha honra do Angra, queria tocar essa balada e a gente vai fazer pra vocês então Wishing Well (Poço dos Desejos).
    Aqui trata da questão do poço dos desejos, dizendo que não precisa atirar moedas em um poço, ou mesmo estar em uma igreja ornada a ouro para ter fé em Deus! Apenas precisa acreditar, pois ele é onipresente!
    Angra é uma banda brasileira de power, progressive e melodic metal formada na cidade de São Paulo em 1991, pelo vocalista, tecladista e multi-instrumentista André Mattos e os guitarristas Rafael Bittencourt e André Linhares, após se conhecerem na Faculdade Santa Marcelina, onde cursavam composição e regência. Andre Matos havia feito parte do Viper (entre 1985 e 1990) e Rafael Bittencourt fazia parte da banda Spitfire. Após a formação inicial da banda, entraram os músicos Luis Mariutti (baixo) e Marco Antunes (bateria), e André Linhares cedeu lugar a André Hernandes, e posteriormente a Kiko Loureiro. O guitarrista Rafael Bittencourt foi o único integrante a tocar em todos os álbuns da banda.
    E não esqueçam, resenha do Kiko Loureiro no blog, corre lá conferir se você também gosta!!!
    Durante a faixa Mafra faz um gesto para que os presentes balancem as mãos, claro que o fazem prontamente. Mais adiante novamente e refaz o pedido, e assim o fazem! Impressionante!!
    Por alguns momentos os quatro ficam meio que enfileirados tocando, é bonito de ver!!!
    Ao fim, Edu agradece! E os presentes entoam seu nome novamente.
    Ele se vira e fala Temple of Hate (O Templo do Ódio). Originalmente conta com a participação de Kai Hansen, o qual toca na banda Helloween, entre outras; e também fez uma participação no show de São Paulo nesta turnê.
    Kai Hansen (Hamburgo, 17 de janeiro de 1963) é um guitarrista e vocalista alemão. É um dos mais importantes músicos da história do Heavy Metal, sendo considerado um dos criadores do sub-gênero Power Metal e um dos fundadores das bandas Helloween, Gamma Ray e Iron Savior.
    A faixa trata da aniquilação feita pelos templários em nome da igreja, mediante as supostas ideias do Templo do ódio, onde mataram, assassinaram e estupraram mulheres e crianças. Quem também fala sobre essa questão é a banda alemã Grave Digger (Cova Profunda) no com a faixa auto intitulada Knights of The Cross (Cavaleiros da Cruz) de 1998. A temática é a mesma daqui,e inclusive a primeira faixa de ambos os álbuns tem o mesmo nome.
    Durante a execução da mesma, Falaschi conta com a participação do público para lhe ajudar a cantar. E nosso power trio toca junto durante a mesma ainda, muito bacana!!!
    Ao fim, mais uma vez o povo grita pelo seu nome, o mesmo vai a frente do palco e  お辞儀!!!
    E em seguida anuncia, The Shadow Hunter (O Caçador das Sombras).
A faixa trata de um templário que a dado ponto de sua cruzada, entende que não existe deus, ou algo assim, mas que a sua missão acontece em nome de algo muito vão, que seria apenas a sede pelo poder, e que Jesus era apenas um homem comum.
    Nela nosso querido Franco dá início a mesma tocando um violão. Aqui contamos com um power trio diferenciado, formado por Falaschi, Franco e Dafras, demais!!!
Mas de repente, Mafra se junta, formando o Quarteto Fantástico!!! Mas calma, não falamos aqui do filme da Marvel, mas sim dos músicos da banda do Edu Falaschi! Ah, tudo bem! Dessa vez passa vai!!!
    Ao fim da mesma o público entoa aquele velho refrão conhecido!!!
    Edu fala que devido a quantidade de participações contidas no álbum estão fazendo um concurso para cantores poderem participar do show, em cada local em que vão tocar, então para próxima faixa chamamos para  palco a cantora Elaine Matos (Elaine Antunes Matos). A mesma adentra e dá boa noite a Joinville. E Edu diz, boa noite, vamos então com No Pain for the Dead (Sem Dor para os Mortos).
    Descreve a dor sentida pelos que ficaram para trás e perderam seus entes, e diz que aqueles que já se foram não mais sentirão alguma dor, pois já não estão aqui para poder senti-la.
    Aqui Victor novamente assume o violão, contudo como nas outras faixas também toca sua guitarra.
    Quando chega sua vez, Edu faz um gesto para que Elaine dê um passo à frente, a banda sai do palco e o show é dela neste momento. Ela faz um gesto de que seu coração está palpitando e solta sua belíssima voz...
    Na versão original essa faixa foi cantada pela cantora  Sabine Edelsbacher do Edenbridge, e em São Paulo por  Adrienne Cowan.  
    Sabine Edelsbacher e á cantora do Edenbridge, uma banda de metal sinfônico fundada em 1998 pelo guitarrista e compositor da banda Lanvall em Linz, na Áustria.
    E Seven Spires (Sete Espiras) é uma banda americana de metal sinfônico formada em 2013 em Boston. A banda foi fundada pelo guitarrista Jack Kosto e pela vocalista Adrienne Cowan, que são os principais compositores. 
    Eis que a banda volta,e  Falaschi canta voltado para ela.... Ela reverencia o mesmo e em seguida canta junto com ele... É muito lindo de ver!!!
Ao fim ela agradece a Edu e ao público, e se despede dos palcos.
E edu fala valeu!!
    Nem preciso mais dizer a reação do público, neh?! AUHAAUAHUUAUA
    Ele então chama outro convidado ao palco, Luis Gustavo (Luis Gustavo Santos).     Diz que vão tocar uma música que originalmente teve a honra de cantar com  Hansi Kursch do Blind Guardian, e hoje terá a honra de cantar com Luiz Gustavo.
    Assim que adentra dá um abraço em Edu, o qual fala, vamos então, Winds of Destination (Ventos da Destinação).
    Discorre sobre o valor de um ser humano, como sendo o mesmo que um redemoinho de folhas, pois aos olhos de Deus, todos e toda manifestação tem o mesmo valor.
    Hans Jürgen " Hansi " Kürsch (nascido em 10 de agosto de 1966) é um cantor alemão, mais conhecido como membro da banda de power metal Blind Guardian . Um dos fundadores da banda, ele é o vocalista principal desde a sua criação em 1984, tendo atuado também como baixista até 1996.
    Santos já começa a música rasgando, e dividindo os vocais com Falaschi. Bonito de ver!!!
    Eis que Edu fica só no palco, para performar parte da canção. E mais adiante, ele deixa nosso power trio original performando outra parte da canção.
    Eis que é chegada a hora do nosso menino Luis retornar os vocais novamente.
    Ao fim Edu agradece, dá a mão para Gustavo que deixa os palcos, grande apresentação!!!
    Então Edu anuncia... Sprouts of Time (Brotos do Tempo).
    Discorre sobre a descoberta dos templários na faixa anterior, sobre como eles quiseram passar adiante o que aprenderam, com com dificuldades, devido o solo infértil que encontraram...
    Aqui mais uma vez Victor reveza entre violão e guitarra, e como sempre digo... É bonito de ver!!!
    Ao fim, tudo como sempre acontece aqui, Edu diz obrigado, o público entoa seu nome e ele diz Morning Star (Estrela da Manhã).
    Conta a história de um cruzador, que foi encontrado moribundo e levado para cuidar das suas feridas em uma casa de muçulmanos, contudo, parece que o mesmo não continuará vivo, e a estrela da manhã está chegando para anunciar a sua partida.
    Franco tira um tempinho pra tocar com Gardinalli, e mais tarde nosso power trio se junta novamente. É demais!!!
    Mafra aproveita para dar mais um 360 graus, então lá vão mais uns pontos no Tony Hawk's Pro Skater!!! UAUAAHHAAAUA
    E na saída toca um pouquinho com Gardinalli, também nada mais justo.
    Ao término, Falaschi agradece. E fala que a próxima faixa quem conhece pode cantar junto, que na época ela foi gravada com o Milton Nascimento.
    Milton Silva Campos do Nascimento OMC (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro reconhecido como um dos mais influentes artistas da história da música nacional.
    A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma ordem honorífica dada a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil.
    Diz ainda, "vamos cantar juntos beleza?!! Late..."
    Fiquem então com  Late Redemption (Redenção Tardia).
    Discorre sobre um cruzador, que no fim da sua vida resolve fazer um balanço da mesma, para ver se tomou as decisões corretas?! Ou não... Nisso ele dialoga com a morte,antes que seja tarde demais para pedir por sua redenção.
    Mais uma vez Victor inicia com o violão.
    Na hora em que Milton canta, o público faz as vezes num coro belíssimo!!!!
    Aqui quase finalizamos o Temple of Shadows, faltando apenas o outro, a música de finalização do disco.
    Ao fim, palmas e ovação! Edu agradece,e o público entoa o mesmo refrão. Com certeza se tornou um lugar mais que comum isso aqui, bacana!
    Diz então que a próxima faixa algumas pessoas talvez a conhecem de outros universos, pois ela ganhou vida própria principalmente no nordeste, ela é chamada Bleeding Heart ( Coração Sangrando) do EP Hunters and Prey (Presa e Caçadores) de 2002.
    Trata de alguém quem foi deixado pela pessoa que ama, e não consegue se desfazer desta ligação.
    Contamos novamente com a ativação do nosso Quarteto Fantástico, bem bacana!!!
    Ele agradece, e diz que vai lançar uma música nova aqui em Joinville. Fiquem com  Pegasus Fantasy (MAKE‐UP cover) ou (ペガサス幻想(ファンタジー)Pegasasu Fantajī).
    Make-Up foi uma banda de heavy metal japonesa formada em 1983. Composta por Hiroaki Matsuzawa na guitarra, Yohgo Kohno nos teclados, Yasuyoshi Ikeda no baixo, Yoshihiro Toyokawa na bateria e Nobuo Yamada nos vocais.
A música é originalmente a abertura do anime "Saint Seiya" (Os Cavaleiros do Zodíaco).
    Saint Seiya - Pegasus Fantasy é um anime (アニメ) e Franquia de Jogos.
    Pegasus Fantasy (ペガサス幻想). Pégaso (do grego Πήγασος, Pḗgasos) é um cavalo alado da mitologia grega, geralmente representado como um garanhão branco. É uma criatura mítica, é um dos símbolos mais famosos da mitologia grega, representando a inspiração poética e a imortalidade. 
    Saint Seiya (聖闘士星矢!) (Cavaleiros do Zodíaco!) é um anime muito famoso no japão e no Brasil, antigamente passa da nostálgica TV Manchete!!!
    Durante esta música Edu cumprimenta algumas pessoas do público, bem bacana!
    Ele agradece e pergunta se gostaram da música nova? Respondem de imediato! Diz ainda que completou 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, e perguntam quem é fã?! Uma multidão ergue as mãos!!!! UAUHAHAUHAUAUAU
    Realmente não tem como não ser fã deste anime...
    Ei ele pergunta, quem gosta de Spectreman?! Fala que duvida que alguém conheça, e quem gosta de Ultraseven?!
    Uma pessoa levanta o braço! hehehe
    Ainda lembraram do Changeman! hehehe
    Spectreman (スペクトルマン, Supekutoruman) é um seriado japonês de ficção científica do gênero tokusatsu produzida pela P Productions e Krantz Films e criada pelo produtor Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu). Foi exibido originalmente pela Fuji Television de 2 de janeiro de 1971 a 25 de março de 1972, com um total de 63 episódios.
    Já,Ultraseven (ウルトラセブン, Urutorasebun) é uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1 de outubro de 1967 e 8 de setembro de 1968, com um total de 49 episódios.
    Por fim, Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン, Dengeki Sentai Chenjiman) traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais.
    Então ele apresenta a banda...
    Na minha direita, na guitarra Diogo Mafra! Palmas, ovação e... Diogo, Diogo, Diogo, Diogo!!!
    Na minha direita, nos teclados Fabio Laguna! Palmas, ovação e... Fabio, Fabio, Fabio, Fabio!!!
    Na minha esquerda no baixo Raphael Dafras! Palmas, ovação e... Raphael, Raphael, Raphael, Raphael!!!
    Diz que hoje vai mudar um pouco...
    Na bateria Jean Gardinalli! Palmas, ovação e... Jean, Jean, Jean, Jean!!!
    E na guitarra, no meu lado esquerdo... chega aqui!!!
    "E ae Joinville beleza?!" agradece então po estar aqui com essa galera foda,     Falschi e todo mundo, ele cresceu ouvindo o cara, e estar aqui nesse palco hoje é uma puta vitória! Inclusive ele acha que o primeiro show da sua vida foi aqui quando ele tinha nove anos de idade!
    Falaschi então agradece e diz....
    Galera, na minha esquerda na guitarra Victor Franco!!! Palmas, ovação e... Victor, Victor, Victor, Victor!!!
    Então Laguna anuncia... e nos vocais, Edu Falaschi!!!  Palmas, ovação e...  Edu, Edu, Edu, Edu!!!
    Ele agradece a todos e diz que dedica esta música a  todos os presentes, a música do álbum Rebirth que ela se chama Rebirth (Renascimento).
    Canção auto intitulada de 2001.  Trata sobre alguém quem passou por momentos difíceis, e agora está entrando em uma nova parte da sua vida, onde em tese, tudo dará certo, então, é hora de voar...
    Para esta canção Falaschi a executa inicialmente sozinho e com um violão, e a banda entra após o terceiro verso da mesma. Ele apenas levanta o braço e os presentes o acompanham, é impressionante!
    Durante a música ele agradece Joinville e diz que estão justos.
    Ao fim ele agradece e a banda sai do palco. As luzes se apagam e o público começa a entoar "mais um, mais um, mais um, mais um..."
    Começa então a tocar uma faixa introdutória falamos de In Excelsis (Nas Alturas) nome proveniente do latim.
Nisso a banda retorna, e ficamos com Nova era, ambas as faixas provenientes do álbum Rebirth.
    Logo nosso maravilhoso power trio se reúne novamente, com Fábio e Jean ao fundo.
    Então Edu retorna para cantar o que será a última música do show, pois é uma hora tem que acabar, infelizmente.
    Detalhe para o Sr. Mafra que mais uma vez dá seu giro de 720 graus, bom espero nunca ter que jogar Tony Hawk com ele, seria derrota na certa! HAUHAAHAAAUAHUAHUAA
    Ele também aproveita para tocar um pouco com o Sr. Gardinalli, enquanto nossa inseparável dupla segue adiante do palco, pois nesse momento Falaschi fica um pouco atrás com Laguna.
    Edu agradece a Joinville, e diz que nós veremos muito em breve.
    A banda se reúne perto de Jean para finalizar a música, menos Diogo que segue equilibrando sua guitarra sobre sua cabeça.
    E mais uma vez Edu agradece, diz para que fiquem com Deus e que a gente se vê na próxima turnê!
    O qual esperamos e desejamos que seja num espaço de tempo mais curto! Assim espero!
    Edu diz boa noite e sai do palco, o restante da banda cumprimenta os que estão bem a frente ao palco enquanto com som mecânico toca a faixa derradeira do álbum, que é Gate XIII (Portão XIII), uma faixa instrumental que é o outro (finalização) do álbum Temple of Shadows.
    Um grande show, esperemos então que não demore tanto para voltar.
    Agradecimentos fenomenais a LIVESTAGE por mais esse espetáculo. Esperemos que continuem a trazer shows deste porte e qualidade.
    Então fico por aqui, um grande abraço a todos que me acompanharam até aqui.
    Espero que tenham gostado tanto quando eu, e assim que possível voltarei com outra resenha.
    Até a próxima!!!!


Setlist:

01 Deus Le Volt! (Angra cover)
02 Spread Your Fire (Angra cover)
03 Angels and Demons (Angra cover)
04 Waiting Silence (Angra cover)
05 Wishing Well (Angra cover)
06 The Temple of Hate (Angra cover)
07 The Shadow Hunter (Angra cover)
08 No Pain for the Dead (Angra cover)
09 Winds of Destination (Angra  cover)
10 Sprouts of Time (Angra cover)
11 Morning Star (Angra cover)
12 Late Redemption (Angra cover)
13 Bleeding Heart (Angra cover)
14 Pegasus Fantasy (MAKE‐UP cover)
15 Rebirth (Angra cover) 
16 In Excelsis (Angra cover)
17 Nova Era (Angra cover)


Setlist tocado:

01 Deus Le Volt! (Angra cover)
02 Spread Your Fire (Angra cover)
03 Angels and Demons (Angra cover)
04 Waiting Silence (Angra cover)
05 Wishing Well (Angra cover)
06 The Temple of Hate (Angra cover)
07 The Shadow Hunter (Angra cover)
08 No Pain for the Dead (Angra cover)
09 Winds of Destination (Angra  cover)
10 Sprouts of Time (Angra cover)
11 Morning Star (Angra cover)
12 Late Redemption (Angra cover)
13 Bleeding Heart (Angra cover)
14 Pegasus Fantasy (MAKE‐UP cover)
15 Rebirth (Angra cover) 
16 In Excelsis (Angra cover)
17 Nova Era (Angra cover)
18 Gate XIII  (Angra cover)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário