Inicialmente, Groza era um projeto solo fundado por Patrick Ginglseder, também conhecido como PG, em 2016, com uma influência musical consciente do black metal tocado por Mgła e Uada .O próprio nome da banda é uma referência ao primeiro álbum de Mgła. O termo vem de uma língua eslava e significa horror, medo, terror ou pavor, mas também ameaça e estranheza.
O álbum de estreia Unified in Void foi lançado de forma independente em 31 de agosto de 2018 e apresenta fortes semelhanças com suas influências musicais, o que inicialmente levou Groza a ser criticado por imitar bandas de sucesso.
O segundo álbum, The Redemptive End, foi lançado em 6 de agosto de 2021 pela AOP Records e estreou na posição 78 nas paradas de álbuns alemãs. O álbum foi criado durante a pandemia e representa um ponto de virada significativo na história da banda. Pela primeira vez, além de PG, os membros da banda que se juntaram ao grupo desde então também contribuíram para a composição, o que mudou significativamente o som e fez do Groza a banda que é hoje.
O terceiro álbum, Nadir, foi lançado em 20 de setembro de 2024, também pela AOP Records. É dedicado ao baixista Mike, também conhecido como MS, que faleceu em 2023. O título Nadir se traduz aproximadamente como "ponto mais baixo" e descreve esse momento emocionalmente difícil na história da banda. A arte da capa também foi desenhada por sua irmã em sua memória, e uma participação especial do Harakiri for the Sky foi incluída no álbum com base em uma ideia dele. Nadir alcançou a 28ª posição nas paradas de álbuns alemãs em sua primeira semana.
O álbum Nadir foi apresentado a um público amplo no outono de 2024 na turnê Scherben com Ellende e no verão de 2025 em vários festivais na Alemanha e no exterior. A gravação ao vivo de sua apresentação no 20º Festival Ragnarök foi lançada como seu quarto álbum em 12 de junho de 2025, sob o título Live at Ragnarök pela AOP Records.
Uma turnê norte-americana com um total de 27 datas de concertos está agendada para o outono de 2025. Esta será seguida por três concertos no Brasil e quatro concertos no México. A turnê NADIR over Europe , composta por 18 concertos em 9 países, está agendada para o final de 2025.
Musicalmente, a banda é comparada a gigantes do gênero como Mgła e Uada. Além disso, influências de post-metal e post-rock, bem como arranjos orquestrais e instrumentos acústicos, são audíveis. A Metal Hammer descreve a banda como "entre letargia, fúria negra e épica", e a revista Legacy traça paralelos com a atmosfera pós-metal de Harakiri for the Sky . Os próprios membros do Groza também citam Dissection , Darkthrone e Alcest como importantes fontes de inspiração . Liricamente, eles abordam temas pessoais como depressão e suicídio .
Membros:
P.G. Guitarras (2016-2024), Vocais (principal), Orquestrações, Samples (2016-presente), Baixo (2024-presente)
U.A. - Guitarras, vocais (de apoio) (2018-presente)
T.H.Z. - Bateria (2019-presente)
S.R. - Guitarras (2024-presente)
Discografia:
Álbuns:
2018 Unified in Void
2021 The Redemptive End
2024 Nadir
Live:
2025 Live at Ragnarök
Videos:
GROZA - The Redemptive End (Full Album)
Groza - Unified in Void (Full Album)
GROZA - Elegance of Irony (Official Music Video)
GROZA - Dysthymian Dreams (Official Music Video)
GROZA - Asbest (Official Music Video)
GROZA - Ouroboros (Official Music Video)
GROZA - Daffodils feat. Harakiri for the sky & Karg (Official Music Video)
GROZA - Daffodils (Acoustic Version)
GROZA - Homewards (Official Live Video)
GROZA - Live At Ragnarök Festival 2025 (Full Show)
Groza | Live At Reggies 9.22.25 (Full Set)
Groza : Complete Show Live In Paris

Nenhum comentário:
Postar um comentário