Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Delain

          Delain é uma banda de metal sinfônico formada por Martijn Westerholt, ex-membro da banda Within Temptation. Seu nome é uma referência ao livro Os Olhos do Dragão de Stephen King.
          O projeto musical que resultaria na banda Delain começou com Martijn Westerholt (ex-Within Temptation) e Charlotte Wessels (ex-To Elysium). Em 2001, Westerholt descobriu que sofria da doença de Pfeiffer e saiu da banda Within Temptation. Assim que melhorou bastante, em 2002, começou a compor, para passar o tempo. Quando reuniu material suficiente, o músico decidiu tornar as suas letras num projeto musical. Nesta época, Wessels era uma cantora desconhecida que morava perto de Westerholt. Westerholt e Wessels se conheceram por acaso. A caminho do estúdio, Westerholt ouviu Wessels cantando e logo a pediu para escrever a letra de uma canção e vocal à parte. Percebendo que tinha encontrado uma boa compositora e uma voz típica do metal gótico, Westerholt convidou Wessels para se juntar ao projeto. Iniciado o projeto, Westerholt teve a ajuda de seus amigos do cenário musical e, em julho de 2005, começaram as gravações do primeiro álbum oficial, após assinarem contrato com a Roadrunner Records.
          O álbum Lucidity conta com participações de peso: Jan Yrlund (Lacrimosa) e Ad Sluijter (ex-Epica) ocupam-se da guitarra e Ariën van Weesenbeek (ex-God Dethroned, Epica) a bateria. Foram convidados para os vocais Sharon den Adel (Within Temptation), Liv Kristine Espenæs (Leaves' Eyes) e Marco Hietala (Nightwish e Tarot), que para além dos vocais também se ocupa do baixo. George Oosthoek e Guus Eikens (Orphanage) fazem os vocais guturais. O álbum foi marcado para lançar em abril de 2006 mas foi adiado algumas vezes e só foi lançado oficialmente em 4 de setembro de 2006. Amostras das músicas foram disponibilizadas no site oficial, além das músicas completas Sleepwalker's Dream, The Gathering e o videoclipe da música Frozen. A partir do álbum também foram lançados os singles "Frozen", "See Me In Shadow" e "The Gathering", o último foi lançado apenas para download na internet.
          Após o enorme sucesso do álbum Lucidity, Delain deixou de ser um projeto e se tornou uma banda que faria apresentações ao vivo. Dos que estavam presentes no primeiro álbum, apenas Westerholt e Wessels estariam nas apresentações ao vivo. Inicialmente, convidaram Ronald Landa para guitarra, Rob van der Loo para o baixo e Sander Zoer para a bateria. Esses três músicos também estariam presentes no segundo álbum.
          No final de 2007, a banda começa a tocar duas músicas novas ao vivo, Stay Forever e Start Swimming, e eles revelam a intenção de lançar um novo álbum. Em novembro de 2008, foi anunciado no site oficial o lançamento do novo álbum, April Rain, previsto para fevereiro de 2009. O segundo álbum não teve a mesma participação de peso do álbum anterior, mas contou com alguns dos músicos presentes anteriormente. Marco Hietala (Nightwish e Tarot) e Guus Eikens (Orphanage) mostraram presença novamente. A partir desse álbum foram lançados os singles "April Rain" e "Stay Forever".
          Entre o final de 2009 e início de 2010, a formação da banda sofre algumas alterações. Primeiramente, Ronald Landa sai da banda e dá espaço para Ewout Pieters ocupar o lugar na guitarra. Logo após é anunciada a saída de Rob van der Loo, tendo o lugar ocupado por Otto Schimmelpenninck van der Oije (Detonation). Nessa mesma época, Delain informa em seu site oficial que eles começaram a trabalhar no terceiro álbum. O novo álbum terá um novo produtor musical, uma orquestra real, além de outras novidades. A previsão de lançamento do álbum é para 2011.


Integrantes:

Vocal - Charlotte Wessels
Teclado - Martijn Westerholt
Bateria - Sander Zoer
Baixo - Otto van der Oije
Guitarra - Timo Somers



Discografia:

Álbuns:

Lucidity 2006
April Rain 2009
We Are The Others 2012


Singles:

Frozen 2006
See Me In Shadow 2007
The Gathering 2008
April Rain 2009
Stay Forever 2009
Smalltown Boy 2010
Nothing Left 2010

Demo:

Amenity 2002



Site: http://site.delain.nl/

MySpace: http://www.myspace.com/delainmusic

Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=41323520
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=21837019

Facebook: http://www.facebook.com/delainmusic



Músicas:

Lucidity - Silhouette Of A Dancer




Lucidity - Sleepwalkers Dream




April Rain - Control The Storm



April Rain - I'll Reach You




Videos:

Lucidity - Frozen




Lucidity - See Me In Shadow




April Rain - April Rain




April Rain - Stay Forever




Delain - Frozen (Metal Female Voices Fest 2006)




Delain - Invidia (Milan 2011)




SHOW COMPLETO:


Delain - September Rain, Carioca Club, São Paulo 18.09.201010

Nenhum comentário:

Postar um comentário