Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Arkona

          Em 2002, na capital russa, Moscou, a vocalista Masha, na época integrante da banda Bloody Mary, fundou um grupo de heavy metal chamado Hyperborea. Como o Bloody Mary era uma banda de gothic metal e Masha estava mais interessada em dedicar-se a criar músicas voltadas ao folclore eslavo, ela teve que criar uma nova banda, que os integrantes da Bloody Mary não quiseram participar, mas para cooperar com Masha, eles gravaram a demo juntamente com ela. Pouco tempo após o surgimento de sua nova banda, a mesma passaria a se chamar Arkona, nome que faz referência à última cidade-castelo eslava, destruída em 1168 pelo cruzado Absalon e pelo imperador Valdemar, o Grande, da Dinamarca. O primeiro trabalho a ser lançado pela banda foi uma demo chamada Rus, em 2003, contendo apenas três músicas e totalizando pouco mais de 16 minutos de duração.
          Em 2004 a banda lançou seu primeiro álbum, batizado como Vozrozhdenie (Revivificação, em português), contendo doze composições. Predominantemente, a banda abordava como tema a história dos povos eslavos. Surpreendentemente, ainda em 2004, o Arkona lançou um segundo álbum, que receberia o nome de Lepta (que significa Contribuição), com nove músicas. Em setembro de 2005 o Arkona volta a lançar um álbum, desta vez com o trabalho recebendo o nome de Vo Slavu Velikim!, trazendo nada menos que quatorze novas composições e participações espciais de músicos de outras bandas russas como Svarga, Marvent e Alkonost. Em 15 de março de 2006 o Arkona lançou, simultaneamente, seu primeiro DVD e seu primeiro álbum ao vivo, ambos recebendo o nome de Zhizn Vo Slavu. O DVD continha onze músicas gravadas durante um show no Relax Club, em Moscou, enquanto o álbum trazia quatorze faixas. As onze primeiras eram gravadas ao vivo durante um show realizado pela banda em 23 de outubro de 2005 em Moscou. As três faixas seguintes eram todas da demo lançada pela banda em 2003.
          Em 31 de outubro de 2007 o Arkona lançou o álbum Ot Serdtsa K Nebu (que significa Do Coração Para o Céu), considerado um dos melhores trabalhos da banda. O trabalho é também considerado um divisor de águas para o grupo, que passou a ser muito mais conhecido no exterior após o lançamento do mesmo. O álbum, gravado entre maio e setembro de 2007, trazia onze novas composições e participação de vários músicos e contores formando corais. Em 11 de fevereiro de 2009 o Arkona lança seu segundo DVD, de nome Noch Velesova, contendo trinta músicas gravadas ao vivo em Moscou em 31 de outubro do ano anterior, por ocasião do lançamento do álbum Ot Serdtsa K Nebu. Ainda em 2009 o Arkona lança o álbum Poem Vmeste, contendo quinze músicas. Contudo, as músicas contidas no trabalho eram algumas das principais faixas compostas pela banda, revisitadas sem a parte vocal. Era, desta forma, um álbum para karaokê.
          Em 28 de outubro de 2009 o Arkona lança o álbum Goi, Rode, Goi, que foi muito bem recebido pela crítica. O trabalho foi produzido por Masha "Scream", vocalista do Arkona, e por Sergey "Lazar", guitarrista da banda. Entre os músicos participantes que fizeram parte como convidados para a gravação do trabalho encontram-se integrantes de grupos como Heidevolk, Tverd, Skyforger, Obtest, Månegarm, Kalevala, Rarog, Menhir e Svarga cantando ou tocando instrumentos tradicionais da cultura eslava.


Integrantes:

Vocal, Teclado, Percussão & Berimbau de Boca - Masha "Scream" Archipova
Guitarra Elétrica / Acústica, Balalaica e Berimbau de Boca - Sergey "Lasar"
Baixo - Ruslan "Kniaz"
Bateria - Vladimir "Artist" Sokolov



Discografia:


Álbuns:

Vozhrozhdenie 2004
Lepta 2004
Vo Slavu Velikim! 2005
Ot Serdtsa K Nebu 2007
Goi, Rode, Goi! 2009


EP:

Stenka na Stenku 2011


Ao Vivo:

Zhizn Vo Slavu… 2006
Noch Velesova 2009


Demo:

Rus 2002


Site: http://www.arkona-russia.com/

MySpace: http://www.myspace.com/arkonarussia

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=6327191

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Arkona/16960049081


Músicas:


Vozrozhdenie - Rus




Vo Slavu Velikim! - Vedy Proshlogo




Stenka Na Stenku - Noviy Mir





Videos:

Ot Serdtsa K Nebu - Slavsia, Rus




Goi, Rode, Goi! - Goi, Rode, Goi!




Goi, Rode, Goi! - Liki Bessmertnykh Bogov




Goi, Rode, Goi! - Yarilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário